Sunday, August 31, 2008

E o quadro de medalhas:

Há diversas maneiras de apresentar o quadro das medalhas que cada país ganhou nas Olimpíadas. Não há uma oficialmente reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional. Este ano estas distintas maneiras viraram mais notícia que no passado.

Em geral, a tabela é construída por ordem de medalhas de ouro que um país ganhou, seguida pelas de prata e por fim as de bronze. Segundo este critério, a China ocupa o primeiro lugar da tabela, e o Brasil a 23a posição:









Os EUA em geral consideram o total de medalhas recebidas para ordenar os países. Este ano, mais do que nunca, a imprensa americana utilizou este mesmo método para apresentar o quadro de medalhas (do site da NBC). A China, neste caso, é segunda, e o Brasil é o 17o colocado:
















Dia 24 de agosto Jacques Rogge, presidente do COI, disse: “A China ganhou mais ouros e os EUA mais medalhas no total. Eu acredito que cada país irá enfatizar o que lhe parecer mais conveniente. Um país dirá: ‘medalhas de ouro’ e o outro dirá: ‘o que importa é o total’. A gente não toma partidos nisso”.
Dito e feito!

Monday, August 25, 2008

Acabooooooo....

É uma sensação estranha. Parecida com quando acaba o carnaval, com a pequena diferença que ano que vem não tem mais... :-(

Sunday, August 24, 2008

Saturday, August 23, 2008

Maurren Maggi eh ouro!!!!



Não sou pé frio não viu Cocó??? hehehe Beijos!

Wednesday, August 20, 2008

...

Pena que o tal do Guanxi não joga futebol...

Amanhã vou comprar minha camisa da Nigéria para a final no sábado!
NIGERIAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

Monday, August 18, 2008

E viva o Guanxi!!!

Guanxi 关系 é um termo chinês que descreve a dinâmica básica das redes de contatos e influências pessoais. É um conceito central da sociedade chinesa. Tem implicações culturais que vão além do que os conceitos de “conexão” e as “relação” podem expressar.

Hoje, um cara que conhecemos em outubro, ligou para o Álvaro para falar que lembrava que a mulher dele era brasileira e que ela gostava de futebol. E disse que queria me presentear com dois ingressos, categoria A, para a semifinal de futebol masculina amanhã: Brasil X Argentina!!!!

A gente ia assistir um atletismo, onde um dos poucos atletas costarriquenhos vai correr. Mas diante desta oferta, já vendemos os outros ingressos...

Podem procurar que a gente estará lá!!! Vou pintar o Álvaro inteiro de verde e amarelo, just in case... para que ele não venha com o passado obscuro dele, de torcedor argentino.

Sunday, August 17, 2008

Olimpiadas 2016?

Conversando com uns americanos fanáticos por jogos sobre as Olimpíadas de 2016 possivelmente serem no Brasil, fiquei com um pouco de vergonha...

Eles acham que os jogos podem ser no Brasil, que o Pan tinha sido ótimo, que não teríamos problemas com as Olimpíadas, que a única preocupação dele é que os brasileiros vaiam para outros times, e que este não é o espírito olímpico.

Esteja ele certo ou não sobre qualquer uma das afirmações, fiquei pensativa...

Ontem no jogo de basquete (China e Alemanha, estádio lotado de chineses, of course – e com Yao Ming, um dos maiores ídolos da China na quadra) quando falaram o nome do Dirk Nowitzki, alemão que joga na NBA para o Dallas Mavericks, os chineses ficaram aplaudindo o jogador. Não consegui imaginar a gente fazendo isso para o Messi quando ele entrar em campo.

Confesso que os chineses também vaiaram os alemães apesar dos voluntários tentarem manter o silêncio. Mas definitivamente reconhecem bons momentos dos outros times!

Fica para o pensamento... mas foi ruim ouvir isso e achar que o cara não estava totalmente errado.

Tuesday, August 12, 2008

Velha Guarda da Vila Isabel!!!!!

Em dias como este, dói não ter carnaval ao vivo todos os anos... :-(
Podiam instituir carnaval no mundo todo e em todos os meses pares... ;-)
Vide vídeo: Vila Isabel - saideira!!

Saturday, August 9, 2008

Portal Terra

Os paparazzi nos encontraram!!!! Resultado da minha fama? HAHAHA

Veja esta foto com nossos novos amigos: Marcela e Carlos, que vivem em Shanghai! Foto vôlei de praia.

We've got a ticket to ride...


Podem buscar a gente na telinha (horários do Brasil e códigos referentes aos jogos):










  • 09/08, 2:00 no BR: Vôlei de praia (masc e fem) BV01: Ricardo/Emanuel (BRA) X Fernandes/Morais (ANG)
  • 10/08, 22:00 de sábado no BR: Basquete (masc) BK04 – Russia x Iran, Alemanha x Angola 
  • 10/08, 9:00 no BR: Ginástica artística GA07 
  • 14/08, 9:00 no BR: Basquete (masc) BK18 – USA Dream Team x Grécia, Argentina X Croácia
  • 16/08, 9:00 no BR: Basquete (masc) BK24 – China X Alemanha, USA Dream Team x Espanha
  • 18/08, 9:00 no BR: Vôlei de praia (quartas de final masc) BV19
  • 19/08, 8:00 no BR: Atletismo (masc e fem) AT10
  • 21/08, 1:30 no BR: Vôlei (semi fem) VO35
  • 21/08, 7:00 no BR: Futebol (3o e final fem) FB37
  • 21/08, 9:00 no BR: Basquete (semi fem) BK35 - sim, mesmo horário que a final de futebol feminina... qual será que vamos? hehehe
  • 22/08, 4:00 no BR: Nado sincronizado (equipe rotina técnica) SY04
  • 22/08, 8:00 no BR: Atletismo AT15
  • 23/08, 1:00 no BR: Futebol (final masc) FB39
  • 23/08, 4:00 no BR: Nado sincronizado (equipe rotina livre) SY05
  • 23/08, 9:00 no BR: Vôlei (final fem) VO40
  • 24/08, 23:00 de sábado no BR: Vôlei (3o e final masc) VO41

Meus 15 segundos de fama...

Fui convidada para colaborar com um site no Brasil durante as Olimpíadas, aqui vai o primeiro post: Olheiro em Pequim, site do ativo.com.

Madrugando, rumo ao primeiro jogo!

Friday, August 8, 2008

Etiqueta para as olimpiadas!

Dia 31 de julho distribuíram uns panfletos para os chineses de Beijing.
Recomendações:

1. não cuspir em público,
2. fazer fila,
3. não usar mais de 3 cores juntas nas roupas,
4. não usar pijamas e pantufa para ir a casa de amigos,
5. recomenda-se meias escuras, e meias brancas com sapatos de couro preto deves ser evitados,
6. não mostrar afeto em público,
7. quando estiver parado em pé, seus pés devem estar um pouco separados ou em formato de V ou de Y,
8. um aperto de mão não deve durar mais de 3 segundos,
9. não perguntar para estrangeiros idade, estado civil, salário, etc,
10. um livro em abril explicava como ser um bom torcedor olímpico: espectadores devem torcer para todos os times e aceitar que a vitória ou a derrota é temporária, mas que a impressão de uma cultura dentro de um estádio dura para sempre!

Thursday, August 7, 2008

Evento Austin Powers: o relato!

Sobre o vídeo abaixo (não tem como ser um post curto):

Ontem passei o dia fazendo comprinhas com a família aqui. Na hora do almoço, fomos colocar as compras no carro para almoçar e seguir a maratona do consumo! Aí percebi que meu carro estava mais para trás do que eu havia estacionado. A barra de ferro que pára o carro estava entre os dois eixos, como se eu tivesse passado por cima dela. Achei estranho. Se eu tivesse passado este ferro ao estacionar, ao menos meus passageiros teriam percebido. Antes de abrir o carro, chequei o freio de mão, e estava tudo ok, eu não tinha me esquecido. Aí percebi que o carro estava encostado no jardinzinho que tinha atrás.

Chamei o Seu Guarda, e falei o que tinha acontecido. Ele chamou o chefe dos guardas. Fui com ele até umas salinhas escondidas no subsolo do prédio. Não sabia se a máfia chinesa ia me matar e desaparecer com o corpo ou se iam resolver o problema. Encontrei muitos policiais disfarçados de gente “normal” (estamos sendo sempre observados pelos undercovers)...

Cheguei numa salinha CHEIA de câmeras. Acho que até no banheiro tem câmera. Escolhi a que tinha melhor ângulo para a minha Ferrari. E ele voltou a gravação desde o horário que eu entrei no estacionamento. Assisti tudo, e de repente aparece este louco. Seguimos todas as câmeras até encontrar ele saindo do estacionamento para pegar a placa.

Voltamos para o estacionamento e chamaram a polícia. Nessa hora, a multidão começou a se formar. Sim, eles também são curiosos! O policial me explicou que tinha que encontrar o outro cara e que me ligava depois. Eu fiquei meio cabreira, pois não tinha nada, nem nome de ninguém, nenhum telefone... Resolvi pedir um cartão para o policial. Ele me deu um que só tinha caracteres chineses. Ou seja, podia ser o cartão da padaria ou da moça que vende bolsas. Enfim... o estrago não foi muito grande e eu estava preparada para ter que arcar com as conseqüências sozinhas.

Depois de uma hora de atraso, fui almoçar e finalmente voltar às compras com as visitas. Umas duas horas depois, toca meu celular e era o policial. Ele falava muito rápido e eu não entendia muita coisa. Passa para o fulano Austin Powers, que fala inglês. Me pede desculpa várias vezes e fala que o que ele fez é muito feio, etc.

Eles voltam juntos para o local do crime para me encontrar. O Austin no banco de trás do camburão. Me pede mais desculpas. Me dá 1000 RMB (US$ 145) e me deixa todas as informações dele. Escreve uma carta para o policial, falando o que aconteceu e garantindo que se o meu conserto for mais caro, ele vai pagar a diferença. E terminou por aí. Ele ainda ligou mais duas vezes no mesmo dia para pedir desculpas novamente. Não preciso nem dizer que eu fiquei com dó dele...

E elogiei muito o serviço do Seu Guarda e da polícia chinesa. Ai se a nossa também fosse assim...

Encontros e desencontros!!!

O dia começou bem! Chegamos no Mercado da Seda e vi um monte de brasileiros. Fui conversar. Depois de um tempo, no momento troca de informações para conseguir mais ingressos o fulano me passa o email dele. Quando ele termina de soletrar o sobrenome eu falo:
- Você conhece os Pantalenas do CISV de São José dos Campos?
- Eu sou o pai deles!!!
Era o pai do Panta, que foi um delegando do Brocolis, o acampamento onde Maite, Thales, Pi, Rached, Ale Fedak e eu fomos staff... fala sério!!!!! Vide foto com Antonio Pantalena!!!!

Logo em seguida, aparece Bora saindo do Silk Market!!






Não posso falar que o dia terminou mal pois são de momentos como este, que segue, que construo este blog. No final, tudo conta para a experiência de viver aqui. E eu mantive o bom humor em todo o momento! (Infelizmente, não vou poder contar detalhes, tenho que acordar daqui 5 horas para subir a Muralha com a delegação mista: brasileiros e costarriquenhos. Assim que voltar, conto o desfecho da história.)
No vídeo, o meu carro é a Ferrari vermelhinha estacionada do lado esquerdo...
Para ver direto no YouTube: clique aqui

Tuesday, August 5, 2008

Driblando a censura!!!

Este final de semana consegui comprar uns filmes piratas!!! Eu parecia uma criança na noite de Natal, super feliz!!! Já fazia mais de um mês que não comprávamos nenhuma! (aqui é um hábito semanal!!!)

Para as Olimpíadas, as lojas de pirataria só têm filmes chinês. Mas entrei em uma e perguntei, em chinês, se tinham filmes estrangeiros, americanos. O vendedor disso que sim, mas não estavam nas estantes... aí ele me traz um catálogo com filmes de Hollywood!!!

Eu escolhi vários, ele desapareceu por uns minutos, e voltou com meus filmes! E claro, rolou uma negociação no preço, porque ele queria me cobrar preço de Olimpíadas. HAHAHA

No domingo também achei uma lojinha (no mercado de falsificações, cheio de bolsas Gucci, Prada, Louis Vuitton e sapatos Nike, Diesel, Puma) umas camisetas das Olimpíadas (cópias, claro)! Antes, em toda esquina tinha gente vendendo mercadoria falsificada das Olimpíadas, com o logo, os mascotes. Agora, impossível! Só nas lojas oficiais! Mas nessa loja de sapatos, eu perguntei, também em chinês, e a mulher me levou para o estoque da loja, onde estavam TODAS as camisetas!!!! HAHAHA

Eu já questionava a censura. Maquia-la então... nada sustentável!!!!

Monday, August 4, 2008

Mundo pequeno!

Difícil de acreditar, mas hoje à noite fui a uma pizzaria aqui em Beijing e quem eu encontro??? A Bia Mauro, que estudou com a Maite no Vera até a 8a série!!!!!

Comportem-se, vai saber quem você vai encontrar, mesmo que do ooooutro lado do mundo!!!!

Sunday, August 3, 2008

Espirito olimpico!!!



Pobre cachorrinho...

Nada como um ar limpo...

Depois de parar várias fábricas em províncias próximas, tirar mais carros das ruas, etc, etc, etc... hoje o céu ficou azul!!!