Sunday, September 13, 2009

Ensaio - 60 anos da China

Dia 1o de outubro a República Popular da China faz 60 anos. As celebrações dos anos múltiplos de 10 são gigantes!

A festa vai ser imponente! Milhares de pessoas perfeitamente sincronizadas, como a abertura das Olimpíadas! Toda a moderna infra-estrutura bélica da China! Como resultado da demonstração deste poderio militar, a China pretende ter muitos novos contratos e encomendas para exportar ainda mais armas. Ainda não aprenderam que a Praça da Paz Celestial e tanques não combinam...

Domingo passado foi o primeiro ensaio com os tanques. Fecharam todas as ruas próximas a avenida onde fica a Cidade Proibida e a Praça da Paz Celestial, por onde passará o “desfile” (acho que essa palavra é só para coisas bonitas, não se aplica a tanques de guerra, será?). O trânsito ficou um caos, claro!

No nosso condomínio os preparativos também começaram. Como estamos de frente para esta avenida, fizeram uma nova carteirinha para TODO mundo, incluindo empregadas, motoristas e até bebês. Acho que até os cachorros têm. É válida por um mês, do começo de setembro até dia 2 de outubro. Claro que não estão pedindo ainda, talvez só será útil mesmo uma semana antes.

A administração do condomínio veio até em casa avisar que, no dia 1o, não poderemos abrir nenhuma das janelas que dão frente para a avenida e muito menos ficar na varanda.
Meu lado rebelde perguntou: “E se eu abrir?”
E a chinesa falava: “não pode.”
E eu: “mas e se eu abrir?”
Ela: “não pode”.
Eu: “eu sei, maaaas e seeeee eu abrir?”
Ela já sem paciência, claro: “a polícia virá.”
Eu: “ok, obrigada.”
Obviamente só conseguia pensar: e como a polícia vai saber que eu abri a minha janelinha??

Minha dúvida foi esclarecida rapidamente no domingo passado. A cada 20 metros, nesta avenida toda (acho que tem uns 40km) tem um guarda olhando para os prédios, de costas para a avenida. Que nem guarda dentro do estádio de futebol. Tirei umas fotos dos coitados. Então realmente eles vão saber que eu abri a janela! Hahaha










Também descobri que sou mais menininho do que eu pensava... apesar do barulho medonho dos tanques, e de dar um medinho (ou medão!) por parecer que estou numa cena de filme de guerra, tenho que confessar que adorei ver tantos, tão perto e em movimento! (E eles vão SUPER rápido!!!!)

Eu fui jantar na casa de uma amiga, e ela não tem vista para a rua. Então fui para a porta do condomínio tirar uma foto. Levantei a câmera, e antes deu conseguir focar, uns cinco guardas apareceram do além e gritaram juntos: “não pode!!!!!!!” Nessa hora, achei que algum sniper ia atirar em mim e que era o meu fim... Quando vi que ainda estava viva, continuei andando, mas já não estava só. Os cinco fulanitos gostaram de mim e ficaram me seguindo para cima e para baixo! Hahahaha Nunca foi tão fácil fazer “amigos”! Ou será que era a “brincadeira do sombra” e eu não tava sabendo? Considerando toda a minha escolta, só uma foto ficou boa... não foi fácil driblar meus amiguinhos e fingir que eu não estava tirando fotos!
















Bom, uma coisa é garantida: dia 1o eu não saio de casa! Estaremos aqui para ver tudo isso de camarote!!! Aguardem as fotos e vídeos!

Ah, acordei às 3 da manhã, quando os tanques estavam voltando do ensaio – o barulho é realmente infernal! Fizemos este vídeo. O Álvaro indignado com o quanto estes bichos poluem. Coitado. Para ele que tem um Mestrado em Paz, vem de um país sem exército, e é louco pelo tema da Mudança Climática, isso é um pesadelo! Pena que é a vida real...