Tuesday, December 18, 2007

AMO os dias azuis!!!!!!!

No meio do caminho tinha uma pedra...

(Foto tirada no nosso condomínio) HEHEHE Antes fosse uma pedra... só vendo para crer: vídeo. Infelizmente no horário em que a pedra "funciona", umas 6pm, já está escuro demais. No verão farei outro vídeo, mas tinha que dividir isso com vocês JÁ! Com certeza alguns chineses já estiveram na Disney...
Como no livro "One Billion Customers": "na China você vê todos os dias coisas que você não vê todos os dias". Eis mais uma!

Saturday, December 15, 2007

FERRARI!!!!!!!!!!!


Já estamos motorizados! Somos o carro 003 da Embaixada 265.
E respondendo a Mi, que perguntou se todos os blogs aqui na China são vermelhos, digo que não. Eu é que estou vestindo a camisa.
Sobre os carro, as opções para o Swift eram: amarelo, prata ou vermelho. Na Costa Rica, carro vermelho é taxi. Este era o momento para ter uma ferrari vermelha!

Tuesday, December 11, 2007

O banco na China...

...merece atenção especial. Posterguei, mas chegou a hora de falar dele. Ir ao banco me dá saudades do Brasil, onde tudo eu fazia online. (claro, se tiver que ir ao Itaú me revolto na entrada, com aquela idéia de tirar a roupa toda na porta giratória... hahaha)

Surpreendentemente, o sistema bancário chinês é super arcaico. Algumas curiosidades:

  • Conta corrente de cheque é uma coisa. Conta de débito é outra.

  • Não há conta de débito conjunta.

  • Se quiser usar a de débito, faça um cheque para transferir o dindin de uma conta para outra. O saldo da conta de débito será impresso numa cadernetinha. Para saber seu saldo, olhe o livrinho!

  • Quer um extrato da sua conta? Vá ao banco e peça.

  • Em geral, não é preciso identificação. Se você tem o talão de cheques na mão, basta.

  • Cheques só podem ser depositados na agência central.

  • Estrangeiros não podem ter cartão de crédito, só de débito.

  • Para cada operação bancaria, é preciso preencher um papelzinho (todo em chinês, claro) que repete o que diz no cheque: de quem, para quem, valor, data, etc. Este papel tem três vias, que serão devidamente carimbadas, uma por uma, garantindo a transação (espero eu).

  • Para contas de pessoa jurídica, há um carimbo grande, redondo, que dá validade ao cheque (mais importante que a assinatura). Ele vale ouro! Carimbou mal, no lugar errado ou borrou, azar. Faça outro cheque.



  • E o melhor de tudo é que o cheque só tem poder ali, dentro do banco. Fora dali, ele não serve para muita coisa. As pessoas não estão acostumadas a receber cheques. Exemplificando...

  • A Monica foi comprar roupas e depois de muita discussão, deixaram pagar com cheque. Logo descobriu que tinha que deixar as roupas na loja por uma semana (tempo do cheque cair na conta da loja), e voltar para pega-las depois.

  • Para comprar um carro: não aceitam cheques. Hoje tivemos que ir ao banco (não a qualquer sucursal, e sim à NOSSA agência), escrever um cheque nominal a CASH, sacar as milhares de notinhas, colocar em uma mala, e levar para a concessionária (lembre-se de contabilizar o tempo de contagem das pilhas de dinheiro).


  • Aqui, a melhor saída ainda é deixar um monte de dinheiro embaixo do colchão!!! E claro, sempre sair com a bolsa cheeeeeeeeeia de notas, just in case...

    Monday, December 10, 2007

    Surpresa!!

    No final de semana escolhemos o carro que vamos comprar. Mas não compramos porque não temos a carteira de motorista chinesa e, diferente de muitos países, a nossa não é válida aqui, nem por alguns meses.

    Tirar a carteira de motorista é, teoricamente, um processo fácil. Conseguimos todos os requisitos: fotos, papéis preenchidos em chinês, tradução da carteira de motorista da Costa Rica, e até exame médico (de um médico chinês que não falava nada de inglês!!!! Com mímica perguntou minha altura e se eu tinha algum problema de vista...). No homólogo ao DETRAN daqui e descobrimos que a Embaixada da Costa Rica ainda não está cadastrada no sistema. Precisamos de uma carta da chancelaria falando que existe esta nova embaixada. O detalhe que me tira do sério é que o mesmo processo aconteceu quando o embaixador foi emplacar o carro, dois meses atrás!!! Então amanhã vamos comprar o carro e pedir para alguém fazer um delivery (talvez com a gente dentro)... hahaha

    Também foi hoje que foram resgatar nossos passaportes na tal chancelaria chinesa (o órgão mais burocrático de todos os que conheço). O que faltava era um visto de múltiplas entradas na China, um procedimento simples que dura só 5 dias. Nossos passaportes ficaram lá 11 dias e hoje foram devolvidos sem nenhum visto. Ou seja, eles voltaram para a chancelaria...

    Paciência é pouco!!! E eu que achava que as coisas andavam mal no Brasil. O pior é que eu sou da cultura do jeitinho, e sigo sempre com a expectativa de que alguém vai tentar te ajudar, ligar para um fulano, ir um pouco além... mas não! Aqui não tem nada disso!!! E para melhores, eu não consigo nem tentar “aplicar o jeitinho”, porque meu mandarim se resume a: oi, tchau, direita, segue reto, obrigado, muito caro, enfim, o básico.

    Acho que não é questão das coisas estão dando errado, e sim de que aqui você sempre tem que esperar uma surpresa! Sempre!!!

    Moral da história: preciso de mais paciência, preciso assistir The Secret outra vez e preciso de aulas de mandarim. E pensando alto: onde estaria a China se não tivesse tanta burocracia?

    Ah, e parabéns Akari!!!!!!!!