Tuesday, January 20, 2009

Calendário chinês!

Hoje tive uma aula MUITO interessante! Não aprendi nenhuma estrutura nova de chinês, mas aprendi sobre o calendário deste povo!!!

Para os chineses, o calendário que importa mesmo, é o deles, não o que a gente conhece. Até aí, eu sabia. Afinal, parece que ainda estamos em 2008. hehehe Nada de fogos, nada de pular ondinhas, nada de comer lentilha, nada de nada... E os preparativos para o ano novo chinês (em 2009 dia 26 de janeiro) estão de vento em popa!!! As pessoas estão como a gente fica antes do reveillon. As lojas estão cheias, todo mundo comprando muita coisa, presentes, comida para celebrar, e o trânsito, um caos!!

Mas hoje eu aprendi que quando você nasce, este dia corresponde a uma data do calendário chinês (dãããrrr, bem óbvio até aqui). A data correspondente no NOSSO calendário, não é uma data fixa, afinal, o ano novo chinês varia com a lua (como a Páscoa, Carnaval...). Então, cada ano, seu aniversário cai no mesmo dia do calendário chinês, mas em dias diferentes do nosso calendário. A cada 19 anos, estas datas se coincidem!

Moral da história: agora vou celebrar dois aniversários! Preparem-se! Dois presentes! Aqui está o link para o calendário chinês, mas vai ser difícil de reconhecer qual o seu dia no calendário chinês (são as letrinhas embaixo dos números), já que está tudo em chinês. Outra vez, dãããrrr... é, parece tudo meio banal, mas custou uma hora de aula para entender e me encontrar.

Se você ainda não entendeu lhufas, dou um exemplo (vou usar uma data aleatória, mas -hint, hint- se quiser anotar): 10 de fevereiro de 1979 (Oh!!! Que belo dia!!!) caiu no dia 14 do primeiro mês do calendário chinês. Em 2009, o 14o dia do primeiro mês será dia 8 de fevereiro. Ou seja: dois aniversários: 8 E 10 de fevereiro! Assim que podem entregar os dois presentes juntos, já que as datas serão bem próximas. :-)

Se quiserem ajuda para saber qual a data alternativa do algum aniversário, me avisem!

1 comment:

Anonymous said...

eu preciso de ajuda
para saber qd e a data de 15/12/2013