Sunday, August 31, 2008

E o quadro de medalhas:

Há diversas maneiras de apresentar o quadro das medalhas que cada país ganhou nas Olimpíadas. Não há uma oficialmente reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional. Este ano estas distintas maneiras viraram mais notícia que no passado.

Em geral, a tabela é construída por ordem de medalhas de ouro que um país ganhou, seguida pelas de prata e por fim as de bronze. Segundo este critério, a China ocupa o primeiro lugar da tabela, e o Brasil a 23a posição:









Os EUA em geral consideram o total de medalhas recebidas para ordenar os países. Este ano, mais do que nunca, a imprensa americana utilizou este mesmo método para apresentar o quadro de medalhas (do site da NBC). A China, neste caso, é segunda, e o Brasil é o 17o colocado:
















Dia 24 de agosto Jacques Rogge, presidente do COI, disse: “A China ganhou mais ouros e os EUA mais medalhas no total. Eu acredito que cada país irá enfatizar o que lhe parecer mais conveniente. Um país dirá: ‘medalhas de ouro’ e o outro dirá: ‘o que importa é o total’. A gente não toma partidos nisso”.
Dito e feito!

No comments: