Thursday, November 22, 2007

Subsidio

Ontem fui pagar a conta de água para o primeiro mês de China. Pagamos ¥8.4 (US$1.13 ou R$2,02)!!!!!!!!!! Descobri que os cônsules da Costa Rica pagaram metade disso, ou seja, nossa conta foi alta! Devemos lavar menos roupa ou diminui o banho? hehehe

Fiquei pensando: se a água fosse mais cara, teria menos desperdício? (A verdade é que nem sei se tem desperdício. Imagino que sim, como quase todos os lugares, mas poderia ser MUITO pior, se o standard de limpeza fosse igual a dos brasileiros. By the way, os brasileiros, com a mania de tomar banho, são os maiores consumidores de sabonete do mundo! - cultura inútil...).

O almoço típico daqui, num Seven Eleven, junto com todos os chineses, custa uma média de ¥13 (US$1.75 ou R$3,13). É uma marmita (mais que suficiente para mim), com arroz e dois acompanhamentos à sua escolha. É onde comemos quase todos os dias da semana, claro!

A feira, já comentei outro dia, é super barata!!! Ovos de codorna, cogumelos, mexericas, maçãs, enfim, todas as frutas, todos os vegetais, e até o patinho feio... Você compra, compra, compra e não gasta nada. Ainda não entendo como ganham dinheiro...

O metrô de Beijing, há uns dois meses, passou a cobrar uma tarifa única, independentemente do trajeto que você faça (antes era cobrado de acordo com a distância percorrida). O preço? ¥2 (US$0.27 ou R$0,48!!!)

Com estes valores, me pergunto o que seria da China sem o subsídio do governo? Onde estariam os níveis de pobreza? E como seria o Brasil se estivesse numa estrutura similar?

I wonder...

1 comment:

Anonymous said...

Pang,
adorei a outra foto "Calvin Klein" a mim ofertada. Sou a felizarda, então?
Mas agora, se me permite, darei o meu voto para a melhor foto: uma das últimas, aquela em que o "Calvin" está olhando para baixo e com os "fundilhos" para cima. Não tem melhor... hahahahaha!