Monday, May 4, 2009

Eu quero ser normal!!!!

Aqui vai o desabafo!

Este feriado fomos para Zhengzhou, uns 690 km ao sul de Beijing, esta entre as 30 maiores cidades da China (tem a maior estação de trem da China, foi a capital de uma dinastia, a terra do kung-fu, tem uns 3 milhões de habitantes). O que era para ser um momento relax, acabou virando um momento stress.

Em 4 dias de viagens, encontramos pouquíssimos estrangeiros. E estes poucos, sempre em tours. Isso significa que quase não há gringos viajando por conta própria fora das principais rotas turísticas (é nóis!). Logo, passamos os 4 dias com chineses olhando e apontando pra gente, falando: “laowai, laowai, laowai” e rindo. É engraçado e legal na primeira, na segunda... Depois de milhares destas, dá vontade de começar a apontar para eles e rir também das bundinhas de bebês aparentes, da noção-zero-de-moda, deles cuspindo e arrotando... e por aí vai. A lista é longa, mas meu treinamento em sensibilidade cultural não me permite fazer isso. Mas também não me permitiu encarar tudo numa boa por taaaanto tempo... Só fiquei mesmo triste porque na semana passada eu aprendi na minha aula a expressão: “não encare!” (que com o perdão da palavra eu sempre usei, e continuo usando mesmo que não me entendam: “tô cagada?”). Obviamente, não lembrava da frase em chinês! E não pude colocar em prática!! ☹

Estar no foco das atenções desta forma, é MUITO chato! Chega uma hora que você quer colocar um saco de papel daqueles de supermercado (os antigos, lembram???) na cabeça, com dois furinhos, para que não te olhem mais! Ou quem sabe usar os óculos mágicos do filme “The Big Daddy” (um clááássico para quem não viu) para ficar invisível!

Os chineses só viajam com tours! Então fazer nosso mochilinha (eram pequenas mesmo), não foi fácil... ninguém está acostumado com laowais correndo em liberdade! Mas por nada neste mundo eu me rendo aos tours!

Como éramos independentes, teve que rolar MUITA negociação, principalmente de transporte. E acho que junto com o rótulo laowai, vem o slogan: ricos e fáceis de serem enganados! Fala sério! Para tudo, pediam uns preços astronômicos e prometem o que seja para você fechar com eles!!! Então o trajeto que era simples, passava a ser complicado. E já começava depois de longos minutos de discussão... Também parece legal e engraçado, mas toda a hora, cansa!!!

E eu que pensava estar acostumada à comida chinesa... oh well... Beijing é Beijing. Fim do mundo, é fim do mundo! Para terem uma idéia do tamanho do desespero, me rendi, duas vezes, ao mundo do KFC. HELP!!!! Nem eu, que não sou super fresca, conseguia ignorar uns níveis de limpeza... HELP! HELP! HELP!!! Ah, e em nenhum lugar, encontramos se quer gente que sabia o que era Coca light/diet/zero! Não sabiam!!!! Ainda não chegou...

Acho que a gente não sabe o que é lotação até viajar dentro da China em um final de semana prolongado... este, por exemplo, de sexta a domingo, são mais de 150 milhões de pessoas indo e vindo. Já sabíamos que ia ser punk, mas depois deste vamos repensar nossos destinos nos feriados.

Não preciso falar que voltamos para Beijing felizes de voltar para CASA! Isso aqui é outra coisa! Poder comer nossa comidinha normal de vez em sempre, ver muitos laowais e chineses (mais) acostumados com laowais, poder ler algumas muitas placas nas ruas, não tem preço!!!

Morais da história:
- Preciso estudar mais!
- Beijing e Shanghai não são o fim do mundo!
- Devo estar ficando velha!!! Ou é só mais uma TPM? hahaha

Será que eu estou pedindo muito??? Só quero ser normal!

Terminado o momento desabafo e falando das coisas boas (sim, tiveram!!!), vimos lugares MUITO bonitos!!! Fotos em breve... Ironicamente, também preciso confessar que presenciei um dos melhores serviços em restaurantes desde que cheguei na China (no restaurante do Crowne Plaza de Zhengzhou. Lidaram super profissionalmente com o OVNI que estava no meu prato!!! - era um pedaço de plástico). Merecem meus parabéns! Por alguns segundos, me senti de volta à Sampa City!!! ☺

Pronto, que venha o próximo feriado, daqui 3 semanas!!!!

5 comments:

Paula Nigro said...

Que aventura! Bah, Tche!
Beijos

Carol Padilha said...

Menina, não me desanima não!!! Tô quase convencendo maridon que conhecer essas bandas pode ser MUITO LEGAL ...

Oscar said...

Super legal!!! Apesar dos apertos que vivemos aqui na Asia, estou gostando bastante desses lados do mundo tambem

Unknown said...

Pois é, aventura D. Paula...

Carol, não é para cogitar não vir, ainda mais porque vocês não vão parar no fim do mundo tão despreparados... hahaha

Oscar, nice to meet you! Eu curto muito a Ásia, sem dúvida nenhuma. Mas tem dias que o bicho pega, e eu sinto falta de... de ser normal!!!

Beijos a todos!

Anna Julia Werneck said...

Eu adoro o seu blog!
saudades,
aj