Wednesday, July 30, 2008

Nova ordem alfabetica!

Dia 08.08.2008, as delegações vão entrar na festa abertura das Olimpíadas de acordo com a ordem alfabética dos países, mas em mandarim. Ou seja, o que importa é a quantidade de traços nos caracteres.

As tradições olímpicas se mantém: a Grécia é o primeiro país a desfilar e a China o último. Mas fora isso, a ordem vai parecer um pouco bagunçada para a gente...

O primeiro país neste alfabeto é a Guiné Bissau, cujo primeiro caractere tem apenas dois traços (几内亚比绍 - leia jineiyabishao, tirei os acentos para facilitar, of course!!!). Em seguida entram Madagascar (马达加斯加:madajiasijia), Macedônia (马其顿:maqidun) e Malásia (马来西亚:malaixiya), com 3 traços no primeiro caractere.

O Brasil, ou baxi 巴西 como é conhecido aqui, será o 39o país a desfilar, com 4 traços.

A Austrália, que seria terceira no nosso alfabeto, será a 203a delegação. Em mandarim: aodaliya 澳大利亚. Este primeiro caractere tem 15 traços. Com 16 traços, o penúltimo país será a Zâmbia: zanbiya 赞比亚.

E obviamente, é assim também que funciona o dicionário chinês: baseado na quantidade de traços. Então TEM QUE saber escrever para poder procurar o significado! Como diriam vários deste outro lado do mundo: se não agüenta, por que veio?? hehehe

No comments: