Tuesday, July 8, 2008

Todo dia ela faz tudo sempre igual...

Chega o fim da tarde e eu tenho que fazer minha lição de casa do mandarim. Seria um leve desafio se não fosse o fato do meu livro atual não ter mais pinyin (a escrita, com alfabeto romano, da pronúncia dos caracteres chineses). Agora SÓ tem caracteres! Ou seja, se não agüenta, por que veio???

Tenho duas opções: usar um site onde posso desenhar caractere por caractere para saber o significado (mas haja paciência...) OU perguntar para os “universitários”. Não é bem isso, mas para mim é como se fosse. São os funcionários do prédio que cuidam da piscina, controlando quem entra, quem pagou, etc. E por sorte, a piscina é bem embaixo do nosso prédio.

E eles adoram me ajudar. Ontem quase brigaram para ver quem ia tirar as minhas dúvidas. Tinha 4 se amontoando no balcão para ler os caracteres para mim. Fico imaginando que minhas perguntas são iguais as de uma criança de 7 anos. hehehe Mas não pense que o meu problema acaba aí... Eu já sei que tem dois que pronunciam as palavras diferente do que eu aprendo. Não sei se têm problemas de dicção, se é um sotaque diferente ou se falam um outro dialeto parecido. Vai saber...

Mesmo assim, viva a alfabetização dos chineses!!! O que seria de mim sem estes funcionários?

1 comment:

Paula Nigro said...

Caraca! Só fiquei imaginado a cena: você com o livro na mão e 4 chineses enrolando a língua a sua volta. Seria trágico se não fosse cômico.
Que aventura!
Beijo